Header Ads Widget

header ads

Below Post Ad

header ads

Contra perdas na educação, IFPB de Guarabira entra em greve

Contra perdas na educação, IFPB de Guarabira entra em greve
 Os servidores técnicos e professores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB)–Campus Guarabira decidiram em assembleia, nesta quinta (13), entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima quarta-feira (19), em protesto contra as medidas recentemente anunciadas pelo governo Temer que afetam a educação. O campus é o primeiro dos 19 centros educacionais espalhados pelo estado a deflagrar o movimento.


Algumas das razões alegadas foram os efeitos da PEC 241, já aprovada em 1° turno na Câmara dos Deputados, que limita os repasses do Governo Federal e congela salários e progressões profissionais por 20 anos, o movimento Escola Sem Partido e o PL 257 (já aprovado), que dispõe sobre a renegociação das dívidas dos Estados e do Distrito Federal em troca de menor repasse para os setores públicos.


“Esta não é uma greve por salário, e sim pela sobrevivência da educação pública brasileira. Estamos assistindo dia a dia à extinção e sucateamento de programas sociais essenciais, resultados da luta popular construída ao longo de décadas”, conclama Leewertton Marreiro, coordenador local do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (Sintef-PB).


“Precisamos frear o desmonte progressivo do Estado. A PEC 241 não significa apenas um ataque contra a educação, e sim, a toda a sociedade brasileira, na medida em que priva as gerações futuras do sonho de ter uma educação, saúde e assistência social de qualidade. Não queremos nenhum direito a mais – apenas a garantia de não ter nenhum a menos”, compara o professor de Filosofia Michel Pordeus, da comissão de greve.


A partir da próxima segunda (17), a comissão se reúne para definir o calendário de mobilizações com os demais campi e a comunidade acadêmica. Os alunos terão aulas normalmente até a terça (18).




Política e Eventos Arara
Fonte:PB Agora

Postar um comentário

0 Comentários

Offers

header ads