Header Ads Widget

header ads

Below Post Ad

header ads

Paraíba é o terceiro estado do Nordeste com cidades em emergência; Confira

Paraíba é o terceiro estado do Nordeste com cidades em emergência; Confira
A Paraíba tem 185 municípios em situação de emergência e, em percentuais, o Estado é o terceiro do Nordeste com o maior número de cidades que solicitaram ajuda ao governo federal.



Os dados, atualizados até a última quinta-feira pelo Ministério da Integração Nacional, revelam que o reconhecimento do órgão sobre a situação dos municípios se deve aos problemas provocados pela estiagem.

Conforme o levantamento disponibilizado pelo Ministério da Integração, 83% dos municípios paraibanos estão em situação de emergência, as ocorrências na Paraíba perdem apenas para a realidade dos Estados de Rio Grande do Norte, que tem 95,2% dos municípios afetados, e Piauí, com 90%.

Na Paraíba, os municípios que aparecem na lista do órgão federal decretaram estado de emergência no período entre novembro de 2013 até o mês passado. De acordo com o presidente da Federação dos Municípios Paraibanos (Famup), Antônio de Vasconcelos (Tota Guedes), pelo menos 90% das cidades ainda estariam sofrendo com problemas resultantes da seca. Segundo ele, o término do convênio entre o governo do Estado e o governo federal impediu a recuperação total dos municípios em situação de emergência.

“O governo estadual em parceria com o federal celebrou um convênio com as prefeituras para o abastecimento de água nas cidades atingidas através de carros-pipas e distribuição de ração para o rebanho e perfuração de poços. Mas, o convênio acabou e somente alguns municípios estão sendo abastecidos com água através do Exército”, lamentou.

Ainda segundo o representante da Famup, os municípios reconhecidos pelo Ministério da Integração Nacional aguardam a liberação da verba para o enfrentamento à estiagem. Contudo, ainda não há previsão para o envio dos recursos e o valor que será disponibilizado.

“Existe uma burocracia muito grande em celebrar esses convênios e ainda não temos previsão de quando esses municípios serão beneficiados. Por enquanto, as últimas chuvas que caíram no Sertão melhoraram a situação em alguns municípios e o governo também distribuiu ração para os animais. Mas, nem em toda cidade a situação está assim”, disse.

O gerente executivo da Defesa Civil Estadual, Cícero Hermínio, também alegou que as verbas para o combate à estiagem ainda não foram disponibilizadas pelo Ministério da Integração.

Contudo, ele lembrou que “as ações de carros-pipas, distribuição de ração e perfuração de poços, por parte do governo estadual, serão reativadas logo que o dinheiro chegar ao Estado”. O secretário estadual do Desenvolvimento e Articulação Municipal, Carlos Antônio, também deu a mesma explicação.



Política e Eventos Arara
Fonte:@folhadosertao
com Jornal da Paraíba

Postar um comentário

0 Comentários

Offers

header ads