Header Ads Widget

header ads

Below Post Ad

header ads

Despertando o espírito científico


Estudantes de escola estadual conhecem atividades desenvolvidas no Campus de Sumé da UFCG


O Laboratório de Ecologia e Botânica (LAEB) do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UFCG recebeu no último dia 20, a visita de 60 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de 



Queiroz. O objetivo da visita foi despertar nos jovens o espírito científico e expor as oportunidades de formação profissional através dos diversos cursos ofertados pelo CDSA.

Na ocasião o grupo composto de estudantes do 1° e 2° anos do ensino médio tiveram a oportunidade de conhecer as atividades de pesquisa e extensão que a equipe do LAEB está desenvolvendo na região. A programação elaborada pela professora Alecksandra Vieira de Lacerda (coordenadora do LAEB), iniciou com a recepção dos alunos no auditório do CDSA. Na ocasião foram apresentados os projetos de pesquisa e extensão que a equipe do LAEB está desenvolvendo na região. Reservou-se ainda um momento para que os coordenadores dos cursos de Tecnologia em Agroecologia e Engenharia de Biossistemas falassem sobre os cursos.

Em seguida teve início uma caminhada pelo campus para que os alunos conhecessem os projetos de pesquisa que estão sendo executados no CDSA. Assim, a professora Ilza Maria do Nascimento Brasileiro falou sobre a revitalização do parreiral, com a introdução de mudas trazidas da EMBRAPA Semiárido, o que irá propiciar à produção de suco de uva, vinho tinto e espumante. Num segundo momento a professora Carina Seixas Maia Dornelas apresentou a experiência do Programa de Ações Integradas Sustentáveis (PAIS), uma parceria com o SEBRAE/PB que busca capacitar os alunos de Agroecologia para atuar com os agricultores familiares. Foi realizada também visita a estação meteorológica e o professor Hugo Morais de Alcântara pode mostrar os equipamentos, falar sobre seu funcionamento, os dados que são monitorados e a importância da estação para auxiliar no conhecimento do clima da nossa região. A caminhada encerrou com a visita a área experimental de estudos em ecologia e dinâmica da Caatinga, onde está implantado além de outros estudos o projeto de enriquecimento da Caatinga com mudas de Umbuzeiro enxertado.

Concluídas as atividades de campo, os alunos ainda conheceram o prédio do LAEB, seus equipamentos e usos. A visita encerrou no telado onde os bolsistas e voluntários apresentaram as pesquisas desenvolvidas para produção de mudas de espécies nativas, reutilização de materiais e estratégias de recuperação de áreas degradadas na Caatinga.

No período da tarde, a vez foi dos alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Pedro Bezerra Filho do município de Camalaú. A turma composta de 30 jovens concluintes do ensino médio teve a oportunidade de conhecer as atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pelos bolsistas e voluntários do LAEB. 

Assim, a visita compreendeu de três momentos o primeiro no Laboratório onde os alunos tiveram oportunidade de conhecer equipamentos, o segundo no telado com a apresentação prática dos estudos para a produção de mudas de espécies nativas, reutilização de materiais e estratégias de recuperação de áreas degradadas na Caatinga. O momento final foi na área para estudos de ecologia e dinâmica da Caatinga, onde está implantado o projeto de enriquecimento da Caatinga com mudas de Umbuzeiro enxertado.

De acordo com a professora Alecksandra Vieira ao final das visitas, “ficou a certeza de que o objetivo de motivar os atuais e futuros graduandos para a importância de estudar o nosso Bioma foi atingido. Sabemos que os erros cometidos ao longo do tempo tiveram como base o desconhecimento da nossa realidade, e que para alcançarmos o desenvolvimento sustentável da região temos que construir uma base sólida a partir da geração do conhecimento”.
 
Fonte:VITRINE DO CARIRI
Rosenato Barreto
com informações de Alecksandra Vieira

Offers

header ads