Header Ads Widget

header ads

Below Post Ad

header ads

Quase 300 mil zeraram redação no Enem e paraibana tirou nota mil

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) divulgou os resultados individuais dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. Os números mostraram que 291.806 alunos tiveram suas redações zeradas ou anuladas, enquanto apenas 77 atingiram 1000 pontos. O número de redações anuladas ou zeradas é 450% maior do que o de 2015, quando apenas 53.032 alunos não pontuaram. Já o número de redações que obtiveram nota máxima caiu 25%. Em 2015, 104 alunos fizeram 1000 pontos.
De acordo com Felipe Nogueira, professor de redação do curso Valdenora Nogueira, para atingir uma nota acima da média na redação do Enem é necessário leitura e muita prática. “Pra atingir uma nota boa o aluno precisa de uma preparação desde muito cedo e ler muito. Quem lê, fala e se expressa melhor. Além disso, a prática é essencial.”, disse Felipe.
Ainda segundo o professor, é necessário cumprir as normas que o Exame requer: norma culta, capacidade de argumentação e resolução a problemática proposta. De acordo com ele, os alunos que zeraram dificilmente seguiram essas orientações.
E a técnica parece realmente funcionar. Um dos 77 estudantes de todo o Brasil que atingiu a nota máxima foi a paraibana Tereza Gomes Gayoso, que lendo revistas e livros, além de fazer duas redações por semana, conseguiu os 1000 pontos. “Entrei no cursinho de redação e com as orientações do professor passei a fazer uma média de 880 pontos. Então comecei a ler mais e colocar frases de filósofos, sociólogos noseus textos, e com dicas de um colega de turma comecei a tirar 1000 pontos em algumas redações.”, afirmou Tereza.
Ainda, Tereza disse que fez prioritariamente a redação antes de qualquer questão da prova. Primeiro anotando ideias e depois desenvolvendo o texto. A técnica utilizada por ela também é aprovada pelo professor Felipe. “Quando o aluno sentar, a primeira coisa q ele deve fazer é a redação, com a cabeça limpa e tranquila. Fazer outras matérias pode comprometer a criatividade.”, orientou Felipe.

Política e Eventos Arara
Fonte: Luís Eduardo Andrade do Correio Online

Postar um comentário

0 Comentários

Offers

header ads