Header Ads Widget

header ads

Below Post Ad

header ads

Bananeiras se destaca pela sua economia e se torna líder no Brejo


O jornalista e comentarista político do WSCOM Online, Walter Santos, esteve nesta sexta-feira (24) no São João da cidade de Bananeiras, onde observou atentamente os detalhes das festividades. Em sua coluna publicada na tarde deste sábado, WS comentou como os novos fatores encontrados na cidade transformaram as festas do local e colocaram a cidade entre uma das mais importantes do Brejo paraibano.




Veja:
Como a Nova Economia e Cultura de Eventos transformam Bananeiras e a fazem Líder no Brejo
A cidade de Bananeiras bateu o recorde de si mesma. No dia de São João, sexta-feira, a quantidade de público presente à festa no Centro da Cidade foi quase o dobro da frequência do dia anterior geralmente formado por turistas. Com um detalhe: o registro policial beirando a zero. 

Diante de um Estado que tem a fama por suas festas juninas, em especial Campina Grande com seu Maior São João do Mundo além de Santa Luzia e Patos, Bananeiras se consolidou pela qualidade da festa também pelo nível do público influenciado pela nova Economia da cidade advinda após a série de Condomínios de Luxo a partir dos anos 90 multiplicando outros negócios em torno deles.
CLIMA E GEOGRAFIA COMO MOTIVADORES
Bananeiras soube através de alguns empresários / investidores dar o grande Salto ao transformar o clima de Frio em meados do meio do ano, no inverno, e sua tipografia em ambiência adequada para construção de Condomínios no alto e baixo das Serras e de perfil económico dos novos habitantes. O município que vivia da agricultura e agropecuária viu sua economia se transformar com a nova tendência economia através dos condomínios.
Nos anos 90, o empresário Erli Amorim, já falecido, deu os primeiros insights projetando o primeiro Condomínio fechado no alto da Serra com acesso pela estrada do Campus universitário da UFPB.
Mas, quem se transformou em grande investidor de resultados na cidade no campo dos Condomínios foi o ex-auditor e professor universitário Alirio Trindade, ex-diretor do Campus da UFPB. Fez o primeiro deles, defronte sua antiga casa com vista maravilhosa para Bananeiras na saída para Solânea, atraindo empresários e profissionais liberais para este e outros condomínios de luxo, como não há igual no Brejo com um deles tendo até Campo de Golfe.
POLÍTICAS DE INCENTIVOS
O São João de Bananeiras ao longo da história sempre foi famoso, mas com tamanho acanhado se comparado com os dias de hoje.
Foi a Política de Incentivos adotada pela ex-prefeita Marta Ramalho quem deu o início a uma nova fase econômica na cidade, através de Condomínios, hotéis, pousadas e diversos restaurantes de comidas diferenciadas.
Veio a fase seguinte e o prefeito Douglas Lucena ampliou os Incentivos nos diversos segmentos, embora o setor imobiliário seja o mais forte no aquecimento da nova economia.
PERFIL DO SÃO JOÃO
Em plena época de super shows de artistas famosos, a partir de Wesley Safadão, a Prefeitura de Bananeiras opta por atrações musicais com perfil de artistas mais vinculados à música junina raiz, a exemplo de Nando Cordel, Amazan, etc, caracterizando a festa com um apelo mais tradicional.
Gerações de diversas idades se confraternizam no espaço da rua principal onde está o Pavilhão central, outros intermediários e muitas barracas.
CLIMA DE FAMÍLIA
Observadores consideram a presença maciça de pessoas em congraçamento familiar como um dos principais fatores para a transformação dos festejos juninos de Bananeiras em grandes negócios no campo do Turismo Cultural de Eventos.
Além deste aspecto, registre - se o aspecto da segurança com índices pequenos de ocorrência policial.
Veja registros do evento:
Política e Eventos Arara
Fonte:Bananeiras Online Blog do Walter Santos

Postar um comentário

0 Comentários

Offers

header ads