Header Ads Widget

header ads

Below Post Ad

header ads

Alunos do projeto ‘Alfabetizando com valor’ da Maternidade de Patos vivenciam uma experiência diferente na busca do conhecimento‏

    Os  alunos  do projeto ‘Alfabetizando com valor’ desenvolvido pela Maternidade de Patos em parceria com a Secretaria de Educação Municipal, vivenciaram, na noite desta quarta-feira (21),  uma experiência diferente, com uma aula dinâmica, fora do ambiente da sala de aula. 


Eles foram conferir a exposição Jornada Científica, Pedagógica e Cultural que acontece no Rodoshop. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Patos, a jornada se constitui numa verdadeira viagem entre o antes e o agora do município, através de vários objetos, incluindo fotografias, réplicas, estátuas, impressos, miniaturas, etc.
            A psicopedagoga e professora da turma, Jussineide Brito, acompanhou os alunos na aula extraclasse e pôde perceber o quanto a atividade entusiasmou todos eles. “Eles ficaram encantados, muitos nunca tinham tido a oportunidade de ver uma exposição”, informa a professora que na aula desta quinta-feira vai solicitar dos alunos um resumo do que eles acharam da exposição. “Aqueles que tenham condições de redigir uma redação, o farão desta forma e quem não tiver condições de escrever vai fazer suas observações de forma oral”, explica a professora, lembrando que como a turma é multiseriada, o grau de instrução dos alunos difere bastante.
            A auxiliar de Serviços Gerais da Maternidade, Maria Francialda de Lacerda Medeiros, que estudou até a 5ª série, e que participa do projeto ‘Alfabetizando com valor’ para melhorar sua escrita e capacidade de leitura, foi uma das alunas que ficou encantada com o que viu. “Nunca tinha ido a uma exposição e gostei muito. Achei tudo lindo e me espantei ao ver que Patos hoje está muito diferente do que era”, disse ela, que tem 45 anos e deixou de estudar a quase 20. Sobre o projeto, ela fala com ainda mais entusiasmo. “O estudo hoje é muito diferente de minha época. Estou adorando as aulas. Desde o início, não faltei a nenhuma”, afirma ela.
            Quem também ficou entusiasmada com a exposição foi a Auxiliar de Serviços Gerais, Maria do Socorro Almeida Leite. Com 35 anos, ela cursou até a 4ª série. Lê e escreve com certa dificuldade e viu no projeto ‘Alfabetizando com valor’ a oportunidade de voltar a aprender e ampliar conhecimentos. “Estou gostando muito das aulas e essa da exposição foi muito especial. Aprendi muita coisa aqui. Vi coisa que nem imaginava, como as ruas da cidade que hoje não existe mais”, disse ela.
Sobre o projeto
            O projeto ‘Alfabetizando com valor’ está possibilitando que funcionários da Maternidade possam estudar e se alfabetizar no próprio ambiente de trabalho.  A ideia surgiu a partir da identificação de que entre os profissionais que atuam na unidade ainda existiam pessoas que não são alfabetizadas ou que tem dificuldade em ler e escrever. As aulas começaram no dia 10 de setembro e acontecem de segunda a sexta, das 19h as 21h30, no auditório do Banco de Leite, que funciona num prédio anexo ao da Maternidade. A grade curricular  é a mesma do programa de Educação de Jovens e Adultos –EJA. Os recursos didáticos e materiais, o professor e o supervisor são responsabilidade da Secretaria de Educação de Patos. A maternidade elaborou o projeto, encaminhou-o a Secretaria de Educação, identificou os alunos e disponibiliza o espaço e custeia o lanche dos estudantes.


Política e Eventos Arara com Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários

Offers

header ads