Header Ads Widget

header ads

Below Post Ad

header ads

João Pessoa será sede do 48º Encontro de Astronomia

48oEREAA cidade de João Pessoa (PB) vai sediar, pela primeira vez, entre os dias 29 de abril e 1º de maio, o 48º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA). O evento acontecerá na Estação Cabo Branco.



O encontro será realizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em parceria com a Associação Paraibana de Astronomia (A.P.A.), Estação Cabo Branco, Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (NEPA) da IFPB. Durante o programa, especialistas vão realizar oficinas e palestras sobre as diferenças entre os tamanhos dos planetas, as estações do ano, as fases lunares, os eclipses e ainda ensinarão a construir foguetes de garrafa pet.
As pessoas poderão ainda aprender mais sobre as constelações, visualizando-as através de projeções feitas pelo Planetário Inflável, cedido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Para Tomaz Passamani, um dos coordenadores locais do evento, o EREA é uma ação prática voltada para a capacitação dos professores da região em conteúdos de astronomia e astronáutica. “Já vínhamos disseminando essa ciência entre os nossos educadores. Esperamos que esse EREA seja o primeiro de muitos que realizaremos em nosso estado”.
Paralelamente ao EREA, acontecerá o 14º Encontro de Astronomia do Nordeste (EANE), que vai do dia 1º a 3 de maio. O programa reúne os astrônomos amadores e todos interessados por essa ciência com o objetivo de integrar os grupos e desenvolver ações que visem à popularização, o ensino e a pesquisa em astronomia no Nordeste.
Para o astrônomo Dr. João Canalle, coordenador nacional da OBA, o encontro tem como missão debater e compartilhar práticas pedagógicas voltadas ao ensino da Astronomia e divulgar o valor dessa ciência em âmbito regional. “Queremos ainda realizar uma integração entre educadores, pesquisadores, estudantes e astrônomos”, destaca.
Os encontros são promovidos pela instituição durante todo o ano, desde 2009, através de parcerias locais e principalmente com recursos obtidos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e junto ao Instituto Nacional de Estudos Espaciais (INespaço). Quem desejar organizar um EREA em sua região basta entrar em contato com a secretaria (oba.secretaria@gmail.com).


Política e Eventos Arara
Fonte:Redação Tambaú 247 com Ascom

Postar um comentário

0 Comentários

Offers

header ads