Header Ads Widget

header ads

Below Post Ad

header ads

Assentamento Cajazeiras, em Serraria, ganha biodigestor


Ascom
O lote onde vive a família dos agricultores Josefa Lacerda e João Paulo Lacerda, no Assentamento Cajazeiras, no município de Serraria, no brejo paraibano, está se transformando em um exemplo do uso de tecnologias alternativas para melhorar a vida do homem do campo.



O biodigestor implantado pela Cooperativa de Trabalho Múltiplo de apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap) – entidade contratada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Paraíba para prestar assistência técnica ao assentamento – vai produzir gás suficiente para o consumo da família de cinco integrantes e adubo orgânico de grande teor fertilizante para a horta agroecológica.
A Unidade Demonstrativa (UD) de Biodigestor construída pela Coonap com recursos do Incra e em parceria com a família Lacerda é a primeira do brejo paraibano e servirá como exemplo pedagógico de incentivo ao desenvolvimento de tecnologias alternativas para as 50 famílias do assentamento e como local para intercâmbio e troca de ideias entre técnicos e agricultores de outros assentamentos do estado.
O biodigestor terá um importante papel no incremento da produção agroecológica da família, que produz feijão, milho, urucum, banana, caju, manga, seriguela, carambola, mamão e até uva de forma orgânica.

Exemplo de tecnologia barata e ambientalmente sustentável, o biodigestor é uma ferramenta agroecológica de fácil implementação e manutenção que necessita apenas de esterco bovino e de água como matérias-primas para produzir gás combustível e material fertilizante orgânico.

Além de produzir gás suficiente para toda a demanda da família Lacerda, o biodigestor vai produzir, com a fermentação da matéria orgânica, um adubo de grande teor fertilizante que será aproveitado na horta cultivada pela família e destinada ao consumo e à comercialização, bem como no pomar com diversas fruteiras nos arredores de casa.

Para o superintendente do Incra-PB, Cleofas Caju, a implantação da primeira unidade demonstrativa do brejo paraibano vai fortalecer a agricultura familiar da região e transformar o Assentamento Cajazeiras em referência no município de Serraria e em municípios vizinhos, como Areia (a 15 km), Pilões (a 7,5 km), Pilõezinhos (a 10 km), Remígio (a 22 km) e Casserengue (a 10 km), que reúnem 19 assentamentos da reforma agrária.

“As tecnologias alternativas são ferramentas poderosas na mudança da realidade dos assentamentos da reforma agrária porque são simples de serem implementadas e, principalmente, requerem pouco investimento”, afirmou Caju.

Fonte:Paraiba Online com Ascom 

Postar um comentário

0 Comentários

Offers

header ads