Header Ads Widget

header ads

Below Post Ad

header ads

Açude que abastece cidade do Sertão está com apenas 17,5% de sua capacidade de acúmulo de água

O pequeno volume de água dos principais açudes da região, como Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas) e Lagoa do Arroz, em Cajazeiras e que fornecem água para o consumo humano de milhares de pessoas, continua preocupando, principalmente diante das previsões dos meteorologistas, dando conta de que só deveremos ter chuvas fortes em março.


Para alguns especialistas, o grande problema tem sido o desperdício de água que é liberada pra produção agrícola, como projetos de irrigação por inundação, que consome muito. Além do mais, o Dnocs, quando temos ano com muita chuva, por medida de segurança, não deixa o açude DE Boqueirão encher.

Segundo dados da AESA, em julho de 2011, por exemplo, a Barragem de Bonqueirão, que tem capacidade para 255 milhões de metros cúbicos de água estava com 123 milhões de metros cúbicos, suficientes para abastecer Cajazeiras e demais cidades, por muitos anos.

Nessa época, praticamente todos os açudes da Paraíba sangraram. Hoje, Boqueirão está com apenas 44 milhões 617 mil 365 metros cúbicos de água, que representa apenas 17,5% de sua capacidade.

Já o açude de Lagoa do Arroz, em maio de 2011 estava praticamente cheio, após sangrar duas vezes, com 69 milhões 222 mil metros cúbicos de água e hoje está com apenas 20 milhões 178 mil 102 metros cúbicos de água, que representa 25,2%.

Recentemente as comportas de Lagoa do Arroz foram abertas para abastecer a cidade de São João do Rio do Peixe, por determinação judicial. Segundo André Gadelha, chefe do Dnocs, a água que está sendo liberada em Boqueirão é destinada apenas ao abastecimento do Distrito de Gravatá e a cidade de Nazarezinho, não sendo suficiente para irrigação. Isso está ocorrendo desde o dia 12 de novembro deste ano.

A água de Boqueirão também serve para garantir o suporte hídrico de São Gonçalo, responsável pelo abastecimento d’água do Perímetro irrigado de São Gonçalo. O açude de São Gonçalo tem capacidade para 44 milhões e 600 mil metros cúbicos de água e está com apenas 13 milhões 234 mil, que corresponde a 29,7% de sua capacidade.

Recuperação

O Ministério da Integração Nacional anunciou quinta-feira, a liberação de uma verba de R$ 220 milhões para a recuperação de 22 barragens do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), que integram o Projeto de Integração do Rio São Francisco. Na Paraíba, seis mananciais serão beneficiados com o projeto, entre eles, Boqueirão de Piranhas.



Fonte:Catingueira Online  DIÁRIO DO SERTÃO com Gazeta do Alto Piranhas

Postar um comentário

0 Comentários

Offers

header ads