Mais de cem
pessoas serão beneficiadas com a Unidade Demonstrativa do Projeto Água
Doce, inaugurada nesta quarta-feira (5) pela manhã pelo Governo do
Estado na Fazenda Tigre, na cidade de Sumé. O projeto, executado pela
Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), em
parceira com o Governo Federal, transforma água salgada ou salobra em
água doce por meio de dessalinizadores e promove geração de renda para a
comunidade.
Este é o
segundo complexo instalado pelo Programa Água Doce em 2012 na Paraíba –
o primeiro foi inaugurado em fevereiro no município de cidade de
Aroeiras – e a meta do Governo do Estado é de que até o final de 2014
outras 93 comunidades sejam beneficiadas com projetos de
dessalinização.
“Estamos
colocando água de qualidade que vem para dar vida à comunidade. Mas
esta foi apenas mais uma etapa do nosso desafio. Ainda temos mais de 90
sistemas para preparar. Vamos manter o empenho para continuar
oferecendo melhoria de vida para o povo paraibano”, afirmou o gerente
executivo de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Lucílio José dos
Santos Vieira, lembrando que o Estado foi contemplado com R$ 14 milhões
pelo Programa Água Doce, por meio de uma parceria com o Governo
Federal.
Na
opinião do secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano,
Pedro Wilson Guimarães, o principal desafio do programa é oferecer
oportunidades de geração de renda para as comunidades. “Além de matar a
sede do povo, precisamos fazer com que o homem do campo tenha
alternativas de trabalho. E isso acontece quando a água salobra é
aproveitada para a criação de peixes e irrigação da erva-sal que vai se
transformar em ração para os animais. Os produtos são vendidos e o
dinheiro é dividido entre os trabalhadores”, explicou.
Instalado
em 2009 na cidade de Amparo, o projeto ainda rende bons frutos.
“Atualmente a associação de moradores tem R$ 3 mil no caixa e continua
gerando renda com a criação dos peixes. Este programa é muito
importante para toda região do cariri paraibano”, destacou o
representante da Associação de Moradores da Fazenda Mata, Pedro
Nogueira, que participou da solenidade de inauguração da unidade em
Sumé.
Publicado em 6 de sete3mbro de 2012
Fonte:Diario do Brejo.com com SECOM

