Header Ads Widget

header ads

Below Post Ad

header ads

Prefeitura de Solânea e EMATER apoiam construção de barragem subterrânea no município



 Os técnicos da Emater (Gerência Solânea) estiveram ao lado do Prefeito Kayser Rocha e do Secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Késsio Furtado, acompanhando os três dias do Curso de Barragem Subterrânea oferecido pelo SENAR, e que num primeiro momento contemplou mais de vinte agricultores com ensino de novas técnicas para uso do mecanismo. O modelo deste eficiente instrumento de captação e armazenamento de água foi construído na Comunidade Rural Salgado dos Catitas, em região geográfica de Solânea já pertencente ao curimataú, conhecido pelos baixos índices de chuva ao longo do ano.

O importante reservatório moldado na comunidade rural tem capacidade estimada em 70 milhões de litros de água, e vai proporcionar uma área de irrigação de mais de três hectares. Com isso, novas áreas de plantio surgirão, o setor aumentará a produção e, por consequência, a renda das famílias.
Todos os agricultores envolvidos interagiram constantemente para buscar mais informações sobre o modo de operação deste tipo de reservatório, e segundo um dos participantes do curso, Antônio Rocha, a barragem subterrânea vai oferecer uma nova chance de produção sustentável aos contemplados. “Trata-se de barragem subterrânea, uma das mais avançadas técnicas de armazenamento de água, mais uma forma de viabilizar melhor convivência para quem mora no campo, cuja finalidade é de melhorar as condições de vida do homem do campo, oferecendo-lhes meios e condições de se tornar autossuficiente, na sua melhor condição de vida, na geração de renda para o sustento de forma simples e garantida, para sua viabilidade e estabilidade econômica. Pelo que percebi será a redenção do nosso sofrido habitante das regiões menos favorecidas pelas chuvas, que sofrem com a seca que assola as regiões do nosso semiárido nordestino”.

Fonte: Bananeiras Online com ASCOM – P.M.S.

Postar um comentário

0 Comentários

Offers

header ads