Header Ads Widget

header ads

Below Post Ad

header ads

Veneziano destaca avanço nas obras da Transposição após visita com Ministro


Veneziano destaca  avanço nas  obras da Transposição após visita com Ministro
 O deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), acompanhou o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, na visita feita  ao trecho das obras da Transposição do São Francisco, na região da cidade de Monteiro, mais precisamente para verificar as estruturas das estações de bombeamento do trecho (EBV-3, 4, 5 e 6), o túnel Engenheiro Giancarlo e a adutora Monteiro.

Pelas redes sociais, o parlamentar afirmou: “Feliz por visitar ao lado do Ministro Helder Barbalho os trechos finais dessa fundamental obra da Transposição que vai garantir o abastecimento d’água de uma das regiões que mais sofrem com a estiagem que é nossa Paraíba”.

Na sua ação parlamentar, Veneziano, ao lado de outros colegas parlamentares da Paraíba, fez inúmeras gestões para que o Governo Federal adiantasse as obras da transposição do São Francisco para salvar o Açude Epitácio Pessoa, além de ter conseguido a aprovação de emenda no valor de R$ 50 milhões para o completo desassoreamento do Açude Boqueirão.

ACIONAMENTO - Antes de vir ao Estado da Paraíba, o Ministro esteve em Pernambuco, na terça-feira (17), quando acionou um conjunto de motobomba flutuante no reservatório (Braúnas), em Floresta, no sertão pernambucano. O equipamento possui 150 metros de comprimento e vai acelerar a chegada da água do rio, ainda neste primeiro semestre, às cidades paraibanas de Monteiro e Campina Grande. Ao todo, serão instalados quatro conjuntos neste reservatório - o segundo do eixo.

Flutuantes Com o acionamento da primeira bomba pelo ministro Helder Barbalho, os técnicos do Ministério da Integração Nacional continuam empenhados na instalação das outras três motobombas, que possuem, juntas, 1.800 metros de tubulação, com um metro de diâmetro. Os quatro conjuntos estão sendo instalados no reservatório Braúnas, onde as águas do rio São Francisco chegaram após percorrer um trajeto de 19,7 quilômetros, desde a captação do manancial no mesmo município.

Os equipamentos vão acelerar a condução da água em 15 quilômetros subsequentes até à terceira estação (EBV-3) do eixo, completando 35,6 quilômetros, após atravessar um reservatório (Mandantes). Caso haja necessidade durante o enchimento dessas estruturas, as bombas poderão ser deslocadas para outros pontos no Eixo Leste.


As bombas foram emprestadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), após o ministro Helder Barbalho solicitar ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a disponibilização desses equipamentos, no final de dezembro de 2016.


Política e Eventos Arara
Fonte:PB Agora Redação com assessoria

Postar um comentário

0 Comentários

Offers

header ads