Header Ads Widget

header ads

Below Post Ad

header ads

Em Bananeiras - Escola do Carmelo é referência, segundo avaliação do MEC

Com o objetivo de identificar e conhecer iniciativas inovadoras para saber em que medida elas podem contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira, o Ministério da Educação lançou em 2015 a chamada pública da Inovação e Criatividade da Educação Básica, foram apresentadas 682 


entidades, entre organizações não governamentais, escolas públicas e particulares. Foram reconhecidas pelo MEC como exemplos de inovação e criatividade na educação básica 178 instituições educacionais brasileiras, entre elas, a Escola Nossa Senhora do Carmo, localizada em nosso município, que foi certificada oficialmente como instituição de referência.
A Escola é um projeto social do Carmelo Sagrado Coração de Jesus e Madre Teresa, constituída com o propósito de trabalhar o ser humano em sua multidimensionalidade, através de uma educação mais humanizada e humanizadora, integrada e integradora e liberta e libertadora. Atende, preferencialmente, crianças e jovens campesinos e crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e se mantém por intermédio de doações e parcerias, na dependência da solidariedade dos que conhecem seu trabalho e sabem de sua importância para todos os que dela participam.
A Escola do Carmelo tem dez anos de fundação e celebra mais um reconhecimento de seu trabalho na busca de uma outra educação possível. A Certificação de referência em Educação Básica no Brasil inovação e criatividade é a conquista da mudança metodológica na busca da autonomia de seus sujeitos e numa relação dialógica na construção de uma escola onde “todo mundo é gente”, como enfatiza Paulo Freire e de uma educação cujo primeiro passo é o coração da pessoa humana, como salienta Carlos Brandão, disse a diretora Leila Coelho. Atualmente, a escola está trabalhando com a metodologia de projetos e fundamentada numa pedagogia de base socialista. Esta metodologia não segmenta os educandos em seriação, trabalha com todos os educandos integrados, estudando a partir da construção de projetos, sem salas de aulas, nem disciplinas fragmentadas. Os educandos, de acordo com suas motivações, elaboram seus roteiros de aprendizagem e o executam com a mediação de especialistas e tutores, numa ação coletiva e partilhada entre grupos.
A escola receberá o certificado oficial pelos correios e será acompanhada pelo Ministério a fim de verificar a continuidade e aprimoramento da iniciativa.
O Mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica, mostra, que já está acontecendo a transformação de escolas e dos ambiente educativos em todos as regiões brasileiras, nos diferentes contextos socioeconômicos e com os mais diversos públicos. A Escola do Carmelo integra junto a três instituições paraibanas a lista de entidades que já trilham um caminho na prática da inovação e criatividade educacional.

Política e Eventos Arara
Fonte:Bananeiras Online com assessoria

Postar um comentário

0 Comentários

Offers

header ads