Header Ads Widget

header ads

Below Post Ad

header ads

Prefeitura realiza feira no Cecaf em comemoração ao Dia do Agricultor


Prefeitura realiza feira no Cecaf em comemoração ao Dia do Agricultor
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) comemorou, nesta terça-feira (28), o Dia do Agricultor com uma feira na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), no José Américo. 



A iniciativa foi realizada pelas Secretarias do Trabalho, Produção e Renda (Setrab) e de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e os produtores rurais atendidos pelo governo municipal colocaram à venda hortaliças, frutas, pescado e artesanato feito de escama de peixe.
 
Moradora do José Américo, Fátima Rocha achou ótima a realização da feira perto da casa dela. "Eu tenho que me deslocar para Mangabeira ou Cruz das Armas, mas isto vai acabar quando o empreendimento for inaugurado. Aproveitei o evento para fazer a feira da semana", contou ela.
 
O secretário do Trabalho, Produção e Renda, Diego Tavares, destacou a política da Prefeitura Municipal de João Pessoa no apoio à agricultura familiar, à pesca e ao artesanato.
 
"Concedemos crédito do Banco Cidadão e assistência técnica para que estas atividades possam se desenvolver e gerar mais renda às famílias. No caso da agricultura, por exemplo, viabilizamos as feiras agroecológicas itinerantes pelo programa Cinturão Verde, enquanto que, no artesanato, o projeto João Pessoa Artesã, coordenado pela primeira-dama Maísa Cartaxo, está revolucionando a produção feita na Capital, com capacitação em técnicas que resgatam a identidade cultural local", disse o secretário.
 
Ele destacou o papel da Sedurb como gestora da Cecaf, um empreendimento que também vai beneficiar agricultores de diversas regiões da Paraíba, considerando que está sendo realizado em uma parceria do Governo Federal com os municípios paraibanos, sobretudo, João Pessoa.
 
Satisfação - O presidente da Associação Prohort, Valter de Souza, vê com alegria o novo espaço de comercialização e se diz satisfeito com o apoio recebido pela PMJP. "Esta feira é o primeiro passo para termos acesso a este novo local de escoamento dos nossos produtos, que têm o diferencial de serem agroecológicos. Será muito bom para todos porque a localização é de fácil acesso a muitos bairros de João Pessoa", comemorou ele.
 
O presidente da Associação de Pescadores da Penha, José Paulo, espera que a feira se torne fixa em breve, para que eles tenham mais um canal de comercialização. Já o gerente de Aquicultura e Pesca da Secretaria do Trabalho, José Calistrato, destacou o valor nutritivo do peixe e a vantagem econômica em relação à carne bovina para o consumidor. "O custo aqui varia de R$ 15 a R$ 17, bem mais acessível à população", exemplificou o gerente.
 
Artesanato - Magna Gabriel representou as artesãs beneficiadas com capacitação pelo projeto João Pessoa Artesã. Ela faz parte das Sereias da Penha e levou para vender brincos, colares e broches feitos a partir de escamas de peixe. "Nossa loja acabou de ser inaugurada, mas também queremos estar presentes aqui na Cecaf, considerando o fluxo de pessoas que o local terá quando estiver em funcionamento", frisou a artesã.
 
Localização - A Cecaf está localizada na Avenida Hilton Souto Maior, no José Américo, e vai beneficiar agricultores de diversas cidades da Paraíba. Sob a responsabilidade da Sedurb, o equipamento tem sua estrutura dividida em dois pisos e inclui 12 boxes, quatro lanchonetes, seis banheiros, duas câmaras frigoríficas, duas recepções, um almoxarifado, uma copa, dois setores de lavagem, uma sala de estudo de mercado e um auditório com capacidade para aproximadamente 70 pessoas.
 
Calendário das feiras agroecológicas
Terça-feira - estacionamento do Shopping Sebrae - 5h às 9h
Quarta-feira - Praça Alcides Carneiro, em Manaíra - 5h às 9h
Quinta-feira - Rua Índio Arabutã (próximo ao Hotel Xênius) - 5h às 9h
Quinta-feira - Cidade Viva - 14h às 18h



Política e Eventos Arara
Fonte:Click PB com Secom-JP - Foto: Divulgação/Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários

Offers

header ads