Header Ads Widget

header ads

Below Post Ad

header ads

Paraíba testa produção de algodão herbáceo orgânico no Sertão

Uma experiência de produção de algodão herbáceo orgânico está sendo desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa, que presta assistência técnica aos cotonicultores do município de Jericó, na região de Catolé do Rocha, que estão participando do Projeto Brasil Próximo, fruto do Convênio Brasil/Itália.




As orientações estão sendo ministradas pelo gerente local da Emater-PB, Jailson Custódio da Anunciação, e pelo assessor regional José Geraldo Rodrigues dos Santos, que visitam semanalmente as áreas plantadas. Os campos de algodoeiros herbáceos orgânicos, que perfazem um total de 14,3 hectares, pertencem aos produtores Josafá Francisco da Silva (1,0 ha), Edílson Anterino (3,8 ha), Francisco das Chagas Sousa (5,5 ha), Francisco Vidal de Negreiros (1,0 ha), José Severino da Silva (2,0 ha) e Benedito Francisco da Silva (1,0 ha), estando localizados nas comunidades Várzea da Porta, Varzinha, Umburana, Recanto II, Várzea dos Cavalos e Fortuna.
Os algodoeiros herbáceos implantados no município são da variedade BRS187 8H, tendo sido plantados no espaçamento de 1,0 metro entre fileiras e 0,5 metro entre covas, com duas a três plantas por cova, estando em fases vegetativas diferentes, cultivados em regime de sequeiro, com exceção de uma das áreas. O manejo das referidas áreas está sendo feito de forma orgânica, enfatizando o uso de estercos de animais na fertilização do solo e de defensivos naturais para o combate de pragas.
Técnica aplicada - Os defensivos naturais estão sendo aplicados de forma preventiva, em intervalos de sete dias, sendo preparados à base de sabão, fumo e querosene, tendo combatido eficientemente a incidência de lagartas e mosca branca. O preparo da calda fertilizante é feito pelos agricultores participantes do projeto, com orientação dos técnicos envolvidos. Na área de algodoeiro herbáceo irrigada, as plantas se encontram com um porte avantajado, tendo havido a formação de botões florais e maças em abundância, havendo a perspectiva de uma produtividade acima da expectativa que é de 3.500 kg por hectare.
Devido à escassez de chuvas e irregularidade climática no município, o crescimento vegetativo e a produção dos algodoeiros herbáceos de sequeiro implantados estão prejudicados, uma vez que a precipitação pluviométrica, até a presente data, foi de 304,7 mm, distribuída de forma irregular, tendo havido maior concentração de chuvas no mês de março (125,3 mm) e menores nos meses de abril (71,2 mm) e maio (1,0 mm).
No trabalho de assessoramento que tem o acompanhamento do coordenador regional da Emater em Catolé do Rocha, Francisco Veras Diniz, os técnicos aproveitam para repassar as experiências aos agricultores, como aconteceu na comunidade Várzea da Porta, na propriedade Josafá Francisco da Silva, em Jericó, onde foi feita a preparação natural à base de sabão, fumo e querosene, assim como ocorre nas demais plantações.
O trabalho de cultivo tem parceria com a Unisole Coopnatural de Campina Grande. O Brasil Próximo tem como objetivo implementar projetos piloto de desenvolvimento local em estados e municípios que integram o acordo de cooperação Brasil-Itália pelo sistema de cooperação descentralizada, do qual a Paraíba participa.


Política e Eventos Arara
Fonte:Secom-PB 

Postar um comentário

0 Comentários

Offers

header ads