Header Ads Widget

header ads

Below Post Ad

header ads

RC critica a ‘judicialização’ das eleições e cobra a participação popular em reforma

RC0O governador reeleito e agora diplomado Ricardo Coutinho (PSB) fez um duro discurso, na tarde desta quarta-feira (17), durante a solenidade de diplomação dos candidatos eleitos, no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, em João Pessoa.




Na oportunidade, o atual chefe do Poder Executivo estadual criticou o sistema eleitoral vigente no país, cobrou a participação popular nas discussões em torno da reforma política e lamentou o iminente processo de ‘judicialização’ das eleições. 
“A cada ano que passa, as eleições no Brasil vão ficando, cada vez mais, atípicas. É preciso que nós, que exercemos a atividade política, tenhamos coragem para colocar esse tema em cima da mesa, pois, todo mundo sabe como é difícil uma disputa eleitoral e todo mundo sabe que este modelo está falido, esgotado”, disse. 
E complementou: “É preciso reoxigenar a democracia representativa. Estamos perdendo terreno a cada ano, estamos tendo eleições, cada vez mais, judicializadas no país. A política está deixando de ser a grande arte do diálogo e do debate duro das ideias, e não me refiro ao pleito da Paraíba, que transcorreu com tranquilidade, mas ao Brasil como um todo”.
O governador ainda defendeu a realização de eleições com menos gastos e com menor predominância do “poderio econômico”. Segundo ele, o momento de discutir a reforma política é agora, mas desde que envolva a participação popular junto com a classe política nesse debate. 
“Ela [a reforma] não pode ser feita só por nós que temos mandato, seria um erro profundo. Eu acho que esses canais precisam ser irrigados para que a população possa participar e legar a esse país um sistema político mais eficiente, mais representativo e com capacidade e igualdade mínima nos processos de disputa eleitoral, seja majoritário ou proporcional”, comentou. 
Ricardo Coutinho ainda afirmou que a diplomação se consolida como um dia especial em mais de 20 anos de atividade política. Segundo ele, 2014 foi um ano que o fez voltar as suas raízes eleitorais. “Quando a gente entra numa caminhada dessas, muitas vezes, profundamente desigual, a gente sabe que só com a paixão, o entendimento e a fé das pessoas é possível seguir em frente”, disse.
Por fim, o governador agradeceu a sua militância por não deixar de acreditar na sua reeleição, “que transformou o impossível em possível” e também a população paraibana que o ajudou a se eleger, pela segunda vez consecutiva, como o governador mais bem votado da história da Paraíba.


Política e Eventos Arara
Fontes:Ângelo Medeiros
WSCOM Online

Postar um comentário

0 Comentários

Offers

header ads