Header Ads Widget

header ads

Below Post Ad

header ads

Paraíba lança segunda etapa de vacinação contra febre aftosa

O Governo do Estado lança no dia 1º de novembro a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa na Paraíba. A meta é alcançar índice de vacinação superior a 95 % de todo o rebanho, que está em torno de 1 milhão e 300 mil animais.



 A primeira etapa, realizada em maio, atingiu mais de 94% de animais vacinados.
A Paraíba é atulamente reconhecida como zona livre de febre aftosa com vacinação. "Nós atingimos a meta de reconhecimento internacional, mas para que o status de zona livre de aftosa com vacinação seja superado para livre sem vacinação os produtores precisam continuar vacinando o rebanho", declarou o secretário da Agropecuária do Estado, Rômulo Montenegro. "Hoje, só Santa Catarina tem o status de livre sem vacinação", acrescentou.
Serão investidos mais de R$ 400 mil na execução da segunda etapa da vacinação, que ocorre entre os dias 1º e 30 de novembro. Após esse prazo, os criadores têm dez dias para comprovar a vacinação. A Gerência de Defesa Agropecuária (Geda) irá fiscalizar as propriedades, e os criadores que não comprovarem esterão sujeitos ao pagamento de multa.
A solenidade de lançamento da campanha ocorre às 9h, na Granja Maranata, Sítio São Gonçalo, no município de Santa Terezinha, localizado na microrregião de Patos.
Febre aftosa
Provocada por um vírus, a febre aftosa acomete bovinos e bubalinos. Os animais infectados apresentam sintomas como feridas na boca, nos lábios, nas tetas e nos cascos, além de se afastarem do convívio com os outros animais e terem dificuldades de locomoção e alimentação. Na Paraíba, não é registrado nenhuma caso da doença desde o ano 2000. 

Política e Eventos Arara
Fonte : Jornal da Paraiba

Postar um comentário

0 Comentários

Offers

header ads